fbpx
Designated Survivor

Lições de Liderança da Série Designated Survivor

De tudo o que se vê e se ouve, nem tudo se aproveita. Mas a dica de hoje é: comece a assistir a série Designated Survivor, disponível na Netflix. Só pelo fato de contar com o ator Kiefer Sutherland, sucesso na série 24 horas, já seria um bom sinal.

Porém, o que mais chama a atenção é a trama de cada capítulo. Thomas Kirkman, o irrelevante secretário de habitação americano é o único sobrevivente de um atentado que mata todos os políticos no local, incluindo o presidente e seu vice. Então, Kirkman se torna presidente dos Estados Unidos. A partir dali, o que se vê é uma avalanche de desafios de decisão e liderança.

Nessa esteira, existe a trajetória da formação de um líder de alto escalão. Interessante não acha?

Agora vamos para as principais lições da série:

Equilíbrio emocional é fundamental na liderança.

É claro que a situação é extrema, masé inegável a importância do equilíbrio emocional em posições de liderança.

Segundo Daniel Goleman, 85% dos grandes líderes têm a inteligência emocional desenvolvida e ela é a principal contribuinte para o sucesso (veja gráfico abaixo).

Designated SurvivorFonte: Gráfico retirado da palestra do Daniel Goleman no Brasil em 2018

Trabalhe com pessoas que não concordem com você.

É muito importante estar ao lado de pessoas com perfil complementar ao seu, pois ter uma equipe que concorda com tudo faz com que pontos cegos fiquem vulneráveis.

Quanto maior a sua posição, mais solitário você estará.

A liderança é uma posição solitária, isso é fato!

Quanto mais alto o nível hierárquico você sentirá que, de alguma forma, as pessoas se afastam. É necessário não perder o vínculo com a família, amigos e aqueles que você confia para te ajudar a não perder a sua essência.

Vale muito a pena conferir esta série recheada de ação, suspense, drama e muito aprendizado.